m a n d i o c a . l e l ê

Icono

Brasil en linea y San Pablo a toda hora: crónicas, personajes e historias de una ciudad que nunca para.

– Turismo inusitado: conosca la Cracolandia!!

Este trabajo de Douglas (www.douglasdonascimento.com) es la visión que tengo todos los días en mi trabajo. Desde la ventanilla de la Kombi, se observa el paisaje que muchas veces se obvia, y se hace invisible. La invisibilibad social es una cuestión tan actual y fuerte, que pocas veces es estudiada por los que debería estudiarla. “Quienes son los autores de esa indiferencia?”. Son las palabras de un profesor de la USP que hoy vive en la Boracea. Además de quienes son, quizás debemos saber como trabajan y como educan.
El autor del video tiene una bella explicación sobre su trabajo y su visión de la ciudad. Valeu Douglas::

Exodus 3.5 – Rumo à Nova Cracolândia

O curta metragem que verão no final deste artigo foi produzido com muita dificuldade devido ao risco que se corre hoje ao tentar realizar qualquer filmagem ou fotografia à noite na região que compreende os 3.5 Km do Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão.

O artigo serve como um breve alerta para a população paulistana que ainda acredita que a recuperação do centro de São Paulo está ocorrendo como se anuncia pelas autoridades, quando na verdade está ocorrendo um higienismo social que cheira a fascismo.

O fim da região conhecida como Cracolândia tornou-se uma das bandeiras do Prefeito José Serra e do seu sucessor Gilberto Kassab, no entanto, a Cracolândia não só não acabou como a Rádio Bandeirantes mostrou esta semana mas está sendo exportada para outras regiões do centro de São Paulo, outrora nobres como Vila Buarque, Santa Cecília e Barra Funda.

O que se vê na região é lamentável, mesmo recebendo recentemente uma nova iluminação por parte do poder público a parte de baixo do Elevado a cada dia que passa acumula mais e mais sujeira, moradores de rua, menores, drogados e traficantes de drogas. Alguns lugares ficam vazios durante a noite, outros como o belo e recém recuperado Largo do Arouche mesmo durante o dia estão sendo tomados por mendigos e outros.Um êxodo sem precedentes na região central da Cidade de São Paulo, ou uma recuperação do centro no melhor estilo “para inglês ver” é o que podemos enxergar. Pessoas sem lares, sem vidas e principalmente sem esperanças estão sendo empurradas cada vez mais para fora da “antiga” Cracolândia e direcionadas para o que eu estou chamando de Nova Cracolândia.

Por toda a extensão que se dá o Elevado por baixo (Amaral Gurgel, Av. São João e Gen. Olímpio da Silveira) o que se vê todas as noites é um profundo desrespeito ao cidadão humilde, e um risco aos moradores do local. Além do lixo e dos mendigos, traficantes começam a aparecer na região.

A Avenida São João especialmente – que está em coma profundo desde meados dos anos 70 com a construção do Minhocão – é um exemplo de um Projeto Cidade Limpa que só existe por onde onde turista passa. Pilhas de lixos, restos de móveis, e animais atropelados dividem o cenário com menores infratores, simples mendigos e moradores honestos e decentes da área. Triste e deprimente.

Como um eterno romântico apaixonado pelo centro resolvi filmar na fria quarta-feira 20/02, como está ali de fato.

O percurso começou e terminou na Praça Roosevelt percorrendo toda a extensão do Elevado por baixo mostrando a situação que lá se encontra. Durante o percurso notamos que a medida que fica mais tarde, mais estranhos vão aparecendo no local e em locais que tinham dois ou três no percurso de volta chegavam a ter sete ou mais. Na filmagem vão contar como eu no mínimo 43 pessoas vivendo ou aprontando por ali, isso levando em consideração que no caso de barracas ou tendas contei como uma só pessoa, mesmo sabendo que ali pode haver muito mais. Há os que apenas querem dormir em paz mesmo que ao relento, mas há também os que querem incomodar a vizinhança.

Meu discurso não é político não sou contra este ou aquele prefeito, meu apelo é que os Paulistanos não se deixem enganar por este falso discurso de fim da Cracolândia, pois o que está havendo é apenas um êxodo e pelo visto o Elevado Costa e Silva está servindo como um excelente tapete, e poder público uma vassoura para varrer a degradação para debaixo dele.

Paulistanos, saiam de seus carros e desçam de seus ônibus ,circulem na região especialmente a noite se tiverem coragem e notarão que o fim da Cracolândia é uma mera mudança de local. Assistam o vídeo e vejam mendigos, maus elementos, e lixo , muito lixo.

Dedicado a Agostinho Teixeira da Rádio Bandeirantes AM 840 que esta semana investigou a Cracolândia.

Archivado en: media, San Pablo, , , , , , , , ,

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

:: busca por temática

:: lo mas visto

:: mandioca.lelê

:: Brasil y São Paulo en linea

A toda hora. Crónicas, personajes e historias de una ciudad que nunca para.

Ingrese su e-mail y reciba las notificaciones de nuevos posts via correo electrónico.

Únete a otros 143 seguidores

:: lo publicado mes a mes

:: los mas acesados

:: entradas

A %d blogueros les gusta esto: